Medicamento que pode prolongar a vida dos cachorros deverá ficar disponível até 2026

Há um medicamento em desenvolvimento para cães que pode aumentar o número de anos que você terá com eles.

Parece incrível, não é? Muita gente faria de tudo para ter o seu cãozinho perfeito ao lado por mais alguns anos – e essa possibilidade pode estar mais próxima do que imaginamos.

Essa é, pelo menos, a ideia principal da Loyal, uma empresa de biotecnologia americana criada com o propósito de desenvolver um medicamento que prolongue a vida dos cães.

Eles criaram um remédio chamado LOY-001 (não é difícil adivinhar de onde veio o nome), que, segundo a empresa, pode ajudar cães de grande porte a viverem por mais tempo.

De acordo com as pesquisas da Loyal, quanto maior o cão, menor a expectativa de vida. Cães grandes geralmente vivem entre sete e 10 anos, enquanto as raças menores podem viver entre 14 e 16 anos, em média.

Após quatro anos de estudos em parceria com a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), a Loyal descobriu que o remédio "melhorou parâmetros de envelhecimento clinicamente relevantes", o que a levou a acreditar que ele pode realmente aumentar a longevidade dos cães de maior porte.

Mas, antes de começar a procurar esse remédio na farmácia, saiba que a Loyal espera obter aprovação condicional completa apenas em 2026. Somente depois disso a empresa poderá comercializá-lo.

E como isso funciona? Vamos à parte mais científica.

Os cães possuem um hormônio chamado IGF-1, que é encontrado em maior quantidade nos cães grandes. Esse hormônio é responsável por fazê-los crescer mais rápido quando são jovens, mas, conforme envelhecem, pode acelerar o processo de envelhecimento e reduzir sua expectativa de vida.

O medicamento LOY-001 foi desenvolvido para reduzir significativamente os níveis de IGF-1, o que, em teoria, impediria que os cães grandes envelhecessem tão rapidamente, ajudando-os a viver mais.

O remédio seria aplicado por um veterinário a cada três a seis meses. A fundadora da Loyal, Celine Halioua, disse que isso pode fazer uma enorme diferença na vida dos cães maiores em sua fase mais avançada.

Ela explicou: "Cada marco que alcançamos nesse processo metódico e baseado em evidências demonstrou um progresso constante em direção à nossa visão de ajudar os cães a viverem mais e se manterem saudáveis à medida que envelhecem.

"Este marco é especialmente importante porque marca um passo crucial para a aprovação da FDA com base em dados confiáveis e cuidadosamente revisados.

"Esse processo nos permitirá levar nossos produtos para clínicas veterinárias em todo o mundo e liderar uma nova abordagem para doenças e declínios relacionados à idade.

"Isso significará, no final, mais anos saudáveis para os cães que amamos – e é exatamente por isso que estamos aqui."

Quem sabe um dia algo semelhante não possa ser usado em humanos, não é?