Um pequeno município chamado Araquari em Santa Catarina mostrou que quando o assunto é proteção aos animais, ele está na frente.
O município sancionou uma lei que dá desconto no IPTU para quem quiser adotar um animal. Em Florianópolis foi criado o Samuvet - um serviço para resgatar animais acidentados. O projeto que foi criado graças a doações custa em média $853 reais aos cofres públicos.

O carro que estão usando para o resgate e o serviço de atendimento era da prefeitura e foi resgatado de um ferro-velho pelo diretor do Bem-Estar Animal, Eduardo Cavallazzi.
Foi ele que pagou do próprio bolso a reforma do veículo que está sendo de grande ajuda para resgatar os animais que precisam de atendimento médico. No carro, existe uma caixa de transporte pequena, uma maca bem grande e mala de primeiros socorros.
Com o veículo que também consegue acoplar uma carreta para atendimento de cavalos, tem reduzido o tempo das ocorrências em até 24 horas, como era antes.

A ideia surgiu para padronização dos atendimentos da Polícia Militar que atendia as ocorrências como de animais que provocaram acidentes ou que são atropelados.
Quando surge algum atendimento, somente a Só a polícia Civil, militar, corpo de bombeiros e guarda municipal é que podem chamar o Samuvet.