Mais de 500 pequenas vidas foram salvas numa grande ação promovida por uma na Bengala Ocidental, estado no leste da Índia. O grupo de ativistas surpreendeu um mercado clandestino que vendia aves ilegalmente para toda a Ásia, a maioria delas vivas em gaiolas, em transporte precário e cruel para outros países.
No domingo, ao menos 550 pássaros foram resgatados, todos presos em minúsculas e superpopuladas gaiolas de metal.

Espécies como periquitos, koel-asiáticos e mainás foram apenas algumas das espécies de aves forçadas a viver em condições extremamente precárias. Embora essas espécies possam sobreviver em cativeiro, elas prosperam muito mais na natureza, onde traficantes se embrenham para capturar incontáveis pássaros e vendê-los como animais de estimação.
Graças ao Escritório de Controle de Crimes da Vida Selvagem, quase todas as aves envolvidas neste caso foram entregues a veterinários treinados que serão capazes de cuidar deles e devolvê-los aos seus respectivos habitats naturais.
India: around 550 protected Indian birds rescued from Kolkata’s illegal pet market https://t.co/25DvWKAx5p via @htTweets #wildlifecrime pic.twitter.com/ftKg8kWyt3
— CITES (@CITES) 8 de abril de 2019
Infelizmente, alguns pintinhos recém-nascidos também foram encontrados nas gaiolas e não sobreviveram às condições precárias.
Recentemente, o estado da Bengala Ocidental vêm emergindo no mercado negro como um importante centro de contrabando de animais selvagens. Entretanto, e felizmente, as autoridades já prenderam nove líderes de caça ilegal em conexão com este caso e elas sendo levadas à julgamento muito em breve.
Depois de tudo o que passaram, estes animais em breve serão entregues à mãe natureza.