Cachorro muda vida de menina de 11 anos com condição genética rara e a ajuda a andar sozinha

A pequena Bella Burton, de 11 anos, deu os primeiros passos apenas aos 9 anos de idade. E tudo aconteceu graças ao seu amigo, George, um cão da raça Dogue Alemão.

Da cidade de Woburn, Massachusetts, Bella nasceu com Síndrome de Morquio, uma condição genética rara que afecta o crescimento ósseo e limita a mobilidade. A pequena criança já passou por várias cirurgias e incontáveis sessões de fisioterapia, mas mesmo assim o principal foco da sua luta era conseguir andar sem muletas e cadeira de rodas.

Foi então que George apareceu com um papel importantíssimo na sua recuperação. O Dogue alemão treinado para ser um cão de serviço começou acompanhar a sua amiga para todo o lado e como tem a mesma altura de Bella e três vezes mais o seu peso,  foi treinado pelo Service Dog Project (SDP) em Ipswich, Massachusetts, exclusivamente para o caso específico da menina. O projeto já doou mais de 100 cães da raça para pessoas que têm graves limitações de equilíbrio e mobilidade, na intenção de melhorar a qualidade de vida dos seus companheiros.

No caso de Bella, George acompanha-a desde o ano passado e tem ajudado a melhorar principalmente a sua mobilidade, mas também a sua auto estima. E os resultados falam por si, já que têm sido mais eficazes do que qualquer outra terapia feita até à data.

“Eu já andei cadeiras de rodas, andarilhos, muletas, mas desde que tenho o George comigo, deixei tudo de lado e comecei a contar apenas com ele,” disse Bella ao WCVB. “Ele sabe o que fazer”, disse ela. “Ele sabe onde são as minhas aulas e enquanto eu estou na sala, ele aproveita para dormir”, comentou.

Antes de George, Bella não se sentia apta para as actividades que hoje realiza. Hoje em dia consegue ter uma vida activa, vai ao parque para correr, passeia de bicicleta entre outras actividades que antes eram quase impossíveis para ela. O animal ajuda a pequena a praticar desporto no ginásio, a brincar do lado de fora de casa com os seus amigos e à noite dorme ao lado dela para garantir a sua segurança.

Bella não vê George como a sua muleta, ou algo parecido, mas sim como o seu melhor amigo e parte da família.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado