Dezenas de estudos com amplo embasamento científico comprovam: castigar fisicamente os animais, visando adestrá-los ou educá-los, não ajuda em absolutamente nada, apenas os deixarão mais receosos e agressivos. Eles não conseguem entender a relação entre o sofrimento e a "má atitude" que tiveram.
A cachorrinha Jade é prova viva disso. O antigo dono dessa pit bull a submetia a todos os tipos de castigos, o que a fez ficar muito abalada - e lamentavelmente machucada.

Ela foi encontrada amarrada imóvel na véspera de ano novo na cidade do Rio de Janeiro, para, felizmente, mudar de vida em 2021.
Leia também: Cãozinho faminto abandonado em lixeira é finalmente resgatado e acolhido por abrigo

O vizinho que a resgatou, chamado Randel Silva, tentou alimentá-la, mas o enorme inchaço não permitiu que a cadelinha comesse qualquer coisa.

Randel se aproximou e soltou a cachorrinha das cordas para levá-la ao veterinário; seu rosto era de partir o coração.
Após vários dias tomando antibióticos e muito amor e carinho, Jade se vê hoje novamente como uma cadela normal e feliz , após ter sofrido um tratamento tão cruel e indigno que lhe causou grande sofrimento físico e emocional. Seu resgate e recuperação são um milagre.

“A situação dela era sombria. Seu rosto estava banhado de sangue e vários hematomas”, disse o homem.
Já na clínica veterinária, um médico veterinário garantiu que todos os ferimentos indicavam que, além do trauma, ele sofria de anemia grave e desidratação. Felizmente, Randel chegou a tempo. Ela dificilmente poderia ter durado mais alguns dias sem amparo.
"Agora a cadela come sozinha e seu rosto está bem mais normal, mas não completamente curado", concluiu seu salvador. Com o passar dos meses, Jade deve melhorar de forma substancial.
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:
Como vimos, Jade só precisava sentir um pouco de afeto para deixar sua personalidade florescer. É uma cadela muito meiga e brincalhona, não merecia em hipótese alguma o tratamento injusto que lhe foi dado. Apesar de seu passado sombrio, Jade adora interagir com humanos e é altamente inteligente .
Leia também: Bombeiros resgatam 4 cachorrinhos recém-nascidos que foram soterrados vivos em Divinópolis
Ela ainda terá que passar algumas semanas no hospital de animais, até que esteja 100% recuperada e possa ser levada a um centro de adoção que lhe dará uma nova família para sempre.